É um espetáculo que, inspirado nesta praia lusitana — assim descrita por Luís de Camões — e seguindo o mote de José Saramago na sua obra-prima Viagem a Portugal, pretende homenagear musicalmente as principais regiões de Portugal Continental, Açores e a Madeira, numa vontade de reinventar e reavivar a nossa música tradicional portuguesa.
Ao som do violino de Ana Catarina Pinto e acompanhado ao piano por Nuno Tavares, este trabalho funde o erudito, o tradicional e a improvisação numa simbiose singular. O espetáculo presta homenagem às raízes musicais e artísticas de cada região portuguesa: Minho, Douro Litoral, Trás-os-Montes, Beira Litoral, Beira Alta, Beira Baixa, Estremadura, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.
Este é um espetáculo que, para além da música tradicional portuguesa, se faz acompanhar de vídeos surpreendentes e únicos com as paisagens impressionantes do nosso país, criados especialmente para o espetáculo, tornando-o num verdadeiro roteiro musical que, através da música, nos faz viajar pelo nosso extraordinário país, numa verdadeira ode a Portugal.