Sofia Escobar é natural de Guimarães.
Concluiu o curso de canto do Conservatório do Porto, tendo posteriormente viajado para Londres para estudar canto e representação na Guildhall School of Music and Drama.
Participou em espetáculos de teatro musical no Teatro Rivoli, no Porto, e no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.
Já em Londres, foi selecionada para representar a personagem principal, Christine Daaé, em O Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber.
Interpretou também o papel de Maria na produção comemorativa do 50.º Aniversário de West Side Story, de Leonard Bernstein, no West End de Londres, seguindo-se digressões no Reino Unido, em França, em Itália e na Malásia.
Muito elogiada pela crítica londrina, Sofia Escobar recebeu o prémio para “Melhor Atriz num Musical” nos Whatsonstage Theatregoer’s Choice Awards e foi nomeada na mesma categoria para os prémios Laurence Olivier pela sua atuação em West Side Story.
É colaboradora sistemática de dobragens de voz cantada, destacando-se a personagem Jasmine em Aladino e também a voz portuguesa da Madame Garderobe no filme A Bela e o Monstro.
Em Madrid foi distinguida com o galardão de Melhor Atriz Principal nos Prémios del Público BroadwayWorld Spain 2019 (IX Edição), pela performance e prestação demonstradas no musical El Médico que contou com perto de um milhão de votantes.
Em Portugal integrou o elenco de diversos musicais como “Eusébio um Hino ao futebol” e “Entre o céu e a terra”, com actuações no Coliseu de Lisboa.
Dos diversos artistas com que teve colaborações destacam-se John Owen Jones, José Carreras, Carlão|Da Weasel, Carlos Cardoso, Geronimo Rauch, Ricardo Afonso, Nelson Ebo, Li Yi, entre outros.
É actualmente jurada do concurso televisivo Got Talent Portugal com um histórico de participação também nas edições de 2015, 2016 e 2019.
Atualmente divide a sua vida entre Londres, Madrid e Lisboa.